quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Image may contain: 9 people, people smiling, sky, cloud, crowd and outdoorImage may contain: one or more people, crowd and outdoor
Image may contain: 3 people, people standing and outdoor

Image may contain: 7 people, people smiling, crowdImage may contain: one or more people, people sitting, table and indoor
Image may contain: 2 people, people smiling, crowd and outdoor

Image may contain: one or more people, people standing, car and outdoor
Image may contain: one or more people, crowd and outdoor


O MEU PERCURSO DE VIDA
1. INFÂNCIA

Chamo-me Amisse Cololo António. Nasci no dia dois de Janeiro de mil novecentos e cinquenta e nove, no Distrito de Nampula, Província do mesmo nome. Sou o sexto filho de um total de nove irmãos.

A minha infância foi como qualquer outra criança que viveu no tempo colonial, com brincadeiras e sem muito contacto com a vida urbana. Ainda guardo lembranças de brincadeiras de infância no bairro de Veterinária, onde com outros meninos fazíamos traquinices próprias da idade. 

Para além das brincadeiras e traquinices recordo-me do que os meus pais, pilares da minha educação, me transmitiam como valores que deveriam ser as balizas da minha vida: preservar a família, estudar sempre, ser honesto, leal, humilde e ser amigo dos amigos.

Aos oitos anos de idade ingressei no ensino formal, numa escola que se situava na Regedoria (Muanhua), mas porque o sistema de ensino era fraco, o meu pai batalhou na altura por uma vaga numa escola melhor, tendo conseguido na Escola Primária Oficial (Pêro da Covilhã), actual Parque Popular.

Depois de completar o ensino primário com bom aproveitamento, tive que mudar para a Escola Industrial e Comercial Neutel de Abreu (actual Escola Industrial), onde concluí o ciclo preparatório. De referir que era um aluno bem comportado, com bom aproveitamento pedagógico e, apesar de na altura ser um pouco tímido, fiz muitos amigos, alguns dos quais ainda hoje os conservo na memória. 

Ainda guardo recordações da minha professora Manuela Freitas, esposa de um militar com Patência de Capitão, que era muito exigente, mas também amiga de quem era cumpridor das suas exigências.

2. Adolescência 

Na adolescência, período de mudança e de dúvidas, continuei a valorizar a família e amigos, ancorado nos valores transmitidos pelos meus pais, e foram estes o meu suporte durante os bons e os maus momentos. Dos maus momentos, recordo-me do apoio que me deram quando perdi a minha avó: uma das minhas maiores referências na infância, de quem guardo ensinamentos de respeito aos mais velhos, de bondade, ajuda ao próximo e honestidade.

3. Juventude

Ter completado a nona classe com distinção ajudou-me a esquecer este episódio triste, e foquei-me nos desafios por vir. Foi assim que nos 1986/1987 ingressei para a Escola Pré-Universitária 1° de Maio de Nampula para fazer a 10ª e 11ª classes, onde mais vez tive um bom aproveitamento.

Na altura o meu pai era montador de motocicletas e bicicletas, e algumas vezes o ajudava nas suas tarefas, contudo ele sempre dizia-me que deveria lutar e tudo fazer para que o superasse naquela sua profissão.

4. Idade adulta

Acatando os seus conselhos, invadiu-me o desejo incessante de aumentar cada vez mais o meu nível de conhecimentos, e foi assim que em 2000 fiz o ano Propedêutico, pela Universidade Católica, Faculdade de Direito, e em 2006/2007 conclui com sucesso o Quinto Ano em Direito, pela mesma Universidade; Em 2010/2012, fiz Pós – Graduação em Administração Publica pelo ISAP; Em 2013/2015 conclui o Mestrado em Administração Publica especialidade de Politicas Públicas.


























Sem comentários: